Projetos de extensão

História Ambiental da suinocultura no Oeste de Santa Catarina (décadas de 1920 a 1990)

Descrição: O projeto, ao contribuir com a temática da suinocultura e da História Ambiental da região, possui dois grandes objetivos. O primeiro, do ponto de vista acadêmico, além de fortalecer a linha de pesquisa História do povoamento, da agricultura e do meio ambiente, do Programa de Pós-Graduação em História da UFFS, visa atuar na formação de recursos humanos relacionados às graduações em história e geografia e aos Programas de Pós-Graduação em História e Pós-Graduação em Geografia.

As transformações socioambientais no campos e florestas do Sul Brasil: a expansão das monoculturas (1950 a 2020)

Descrição: Na região Sul, no bioma da Mata Atlântica, o repovoamento e o desmatamento foram intensificados no final do século XIX e durante os dois primeiros quartéis do século XX. Com o desmatamento, houve uma redução do volume madeirável e outras atividades econômicas, como agropecuária e monoculturas de árvores exóticas, se intensificaram.

An Invisible buen vivir in the subtropical Brazil (ou Um buen vivir subtropical: o puxirão caboclo de Chapecó)

Descrição: Projeto aprovado em edital externo (Rachel Carson Center for Environment and Society, Alemanha) The focus of this project is to analyze the activities of the Puxirão Caboclo Association in Chapecó (Santa Catarina, Brazil), as a form of alternative buen vivir. The Puxirão Caboclo Association (since 2003) aims to re-establish patterns of sociocultural collectivism that have been drastically interrupted during the colonial advance, ranging from alternative healthcare to traditional nutrition.

Soja No Oeste Catarinense: Aspectos De Uma História Ambiental

Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no EDITAL Nº 524/GR/UFFS/2020, com bolsa de iniciação científica. O objetivo central deste projeto é identificar quais fatores historicamente impulsionam a região da Fronteira Sul na direção de se constituir um importante agente na constituição do Antropoceno ? termo introduzido pelo holandês Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química (1995) ? na América do Sul.

História da Ditadura Civil Militar em Chapecó

Descrição: Subprojeto de pesquisa, aprovado em EDITAL Nº 121/GR/UFFS/2021. Este projeto tem por objetivo analisar os diferentes aspectos dos processos de ruptura democrática praticados no Brasil e, mais especificamente, na região Oeste de Santa Catarina. Em resumo, trata-se inicialmente de uma história política sobre o pensamento autoritário, que aos poucos, se estende para os campos econômicos, social, cultural ou ambiental.

Antropoceno, Soja e Populações Tradicionais no Oeste de Santa Catarina

Descrição: Subprojeto aprovado no EDITAL Nº 121/GR/UFFS/2021. O projeto de pesquisa analisa o processo de expansão das monoculturas na região do Conesul, tendo como principal objetivo observar como a sojicultura desalojou populações rurais, crious novas hierarquias politicas e fundamentou novas formas de dominação. O projeto objetiva também a formação de recursos humanos para a pós graduação, desta forma incluindo voluntários nas atividades especificadas abaixo..

O Oeste catarinense em foco: História Ambiental e as transformações da paisagem (1950 - 2000)

Descrição: O Estado de Santa Catarina passou por diversas transformações ambientais, em sua maioria, provocados pela antropização da paisagem. O desmatamento foi intensificado na primeira metade do século XX, após o processo de ocupação da região e em função das atividades madeireiras. A Mata de Araucária correspondia, no início do referido século, a 42,5% da vegetação do estado. Hoje, os remanescentes correspondem a 0,7% da mata original.

Uma História ambiental das transformações e da antropização das paisagens no Oeste Catarinense (1960 a 1980)

Descrição: O presente projeto pretende analisar as transformações da paisagem do Oeste de Santa Catarina, com finalidade de compreender como foi a relação entre os variados grupos sociais que habitaram/habitam a região e o meio natural, avaliando se foram ou não sustentáveis para o meio ambiente. Possibilitando assim, que este projeto sirva como base para que sejam criadas medidas de preservação/conservação e manejo sustentável de certos ecossistemas. Edital de Chamada Pública Fapesc nº 16/2021..

Desertos verdes: a expansão do desmatamento e das monoculturas no sul do Brasil (1964-2000)

Descrição: O bioma da Mata Atlântica passou por diversas transformações desde ocupação dos grupos indígenas na região. Com a chegada dos europeus houve um aceleramento dessas alterações e degradação de áreas, principalmente no sudeste e nordeste do Brasil, onde havia a ocupação Mata Atlântica. Na região Sul deste bioma, a ocupação e o desmatamento foi intensificado no final do século XIX e durante os dois primeiros quartéis do século XX.

As transformações socioambientais no Oeste de Santa Catarina: desmatamento e preservação (1970 a 1990)

Descrição: O Estado de Santa Catarina passou por diversas transformações ambientais, em sua maioria, provocados pela antropização da paisagem. O desmatamento foi intensificado na primeira metade do século XX, após o processo de ocupação da região e em função das atividades madeireiras. A Mata de Araucária correspondia, no início do referido século, a 42,5% da vegetação do estado. Hoje, os remanescentes correspondem a 0,7% da mata original.

A era da soja: história ambiental da sojicultura no Cone Sul (1970-2017)

Descrição: Este trabalho aborda a expansão da sojicultura no Cone Sul. O período em questão compreende o início do avanço da soja em escala comercial como alternativa ao milho (década de 1970) e a transformação do Brasil como maior produtor mundial deste grão (2017). Também, esta proposta visa a continuidade de projetos integrados ? como o que resultou no livro coletivo História da Fronteira Sul (2016) ?

Páginas